Já a algum tempo o pessoal tem me perguntado sobre a Next como próxima moto. Separei este post para dar algumas dicas e informações sobre o que penso sobre este assunto.
Gostaria de me desculpar pela falta de postagens! Está ficando cada vez mais difícil pra mim por um questão de tempo elaborar textos e buscar informações legais pra postar por aqui... Mas vamos lá.
Falando de primeira moto, acredito se você tiver a paciência de passar por uma moto 125cc ou 150cc, isso vai fazer bastante bem pra você antes de pegar uma Next. Falo isso porque conforme vai subindo a cilindrada da moto, na minha visão, mais difícil fica a pilotagem. Já andei bastante tempo de 150cc, e foi um tempo muito bom pra que eu pudesse corrigir erros e ganhar experiência. Normalmente as 150cc andam um pouco mais devagar que as 250cc principalmente em se falando de ambiente urbano principalmente pela força do motor.
Se você não tem essa paciência, ou se já colocou na cabeça que quer começar em uma 250cc, ou se já tem essa experiência, vou deixar algumas dicas:
1. Cuidado ao sair da concessionária. Todas as motos tem seus pneus encerados na fábrica e com a Next não é diferente. Quando sair na rua evite deitar de mais a moto e faça movimentos em "S" por 5km, que é o suficiente para tirar a cera do pneu. Pra que está vindo de uma 125cc ou 150cc, por mais que você tenha experiência nessas motos, evite de fazer manobras bruscas e acelerar nas curvas assim que pegar a moto. "Sinta" a moto antes de tentar algo. Sobre isso tenho uma história verídica que fiquei sabendo. Um rapaz novo comprou uma Next vermelha na concessionária e estava muito "afoito". Elel já tinha experiência em motos menores. Resolveu tirar a moto da concessionária sem placa pra correr atrás dessas coisas por ele mesmo. Na verdade estava muito ansioso pra pegar a moto. Acertou o financeiro e pegou a moto, sem não ter feito nem ao menos o test-drive. Na primeira esquina, tentou fazer um "gato" e precisou deitar a moto. Por conta da cera, a moto começou a escorregar e pela inexperiência com a moto ele acelerou. Resultado: 3mil de prejuízo nos 10 primeiros minutos com a moto.
2. Cuidado com o peso da moto. A Next é uma moto relativamente pesada. Principalmente pra quem está acostumado com motos menores. Não deixe a moto tombar demais, porque a partir de um ponto você não consegue mais desvirar ela. Cuidado ao colocar no descanso! Se for uma subida, coloque sempre a moto coma frente para a parte mais alta. Isso vale pra todas as motos né?!
3. Cuide do motor. A Next possui camisa do motor de cerâmica. Isso requer alguns cuidados especiais nos primeiros 1000km. O maior deles é de não ultrapassar os 6000 RPM. Eu sei que é difícil, eu passei por isso, mas é uma atitude que você vai se arrepender se não tomar. O processo de fabricação do motor deixa detritos dentro dele, e os mesmos se juntam com o primeiro óleo que é colocado na moto. Se você força muito o motor nesses 1000 primeiros quilômetros, esses detritos acabam por causar "micro-arranhões" na camisa do seu motor que mais tarde vão virar pontos de perda de pressão que vão aumentando com o tempo deixando o seu motor "frouxo".
4. Troque o óleo e faça as revisões. Como qualquer moto, a vida útil do seu motor depende de você manter o cronograma de manutenções da sua moto em dias. O óleo é como o sangue do motor, então não economize nele. Acho que nem preciso me delongar nesse assunto...
5. Freios e câmbio. Os freios da Next são um pouco diferentes do de outras motos menores. Principalmente o dianteiro que é equipado com Aeroequip. O Aeroequip é aquela blindagem que vai por dentro do cabo do freio. A intenção é que ao pressionar o freio o cabo sofra o mínimo de deformação possível. O reflexo disso é que a resposta do freio é quase instantânea. Minha sugestão é que a regulagem sempre fique no 1. E cuidado ao "juntar" a mão no freio!!! O câmbio da Next é meio duro mesmo, mas cabe regulagem. O pessoal da concessionária ajustou e deixou bem melhor pra mim.
6. Evite peças paralelas, dê preferência as originais. Minha moto tem muitas modificações, mas acredito que em todas elas, coloquei peças melhores que as originais, principalmente em se tratando de motor, câmbio e freio. Já queimei um fusível central da moto por ter colocados setas de LED. Muito cuidado com peças como pastilhas de freio, elas podem representar o barato que sai caro. Já ouvi casos de gente que botou pastilhas paralelas e a capacidade de frenagem da moto caiu muito.
7. Peças só com Nota Fiscal. O pessoal tem roubado muitas Nexts, desmontado e vendido as peças pelo Mercado Livre. Quando for comprar por lá, pergunte se a peça de NF. Se não tiver, não compre! A próxima Next roubada para fazer peça pode ser a sua...
Espero ter ajudado...
Abs e até a próxima!
Daniel Costa