terça-feira, 9 de outubro de 2012

Primeira dor de cabeça

Hoje tive minha primeira dor de cabeça com minha Next, que chamo de Julieta. Acordei bem cedo hoje e estava me preparando pra fazer um exame importante, marcado para as 8:00. Como de costume, liguei a moto, e deixei ligada por uns 2 minutos (faço isso sempre de manhã para que o óleo que estiver apenas no cárter possa circular pelo motor e completar a lubrificação). Coloquei meu capacete e saí. Nisso era aproximadamente 7:20. Andei por menos de 5km e a Next apagou totalmente. O painel travou em 4 mil rotações. Encostei a moto e desci já chateado.

Primeira hipótese: o alarme. Chequei o alarme, ela estava travando e destravando normalmente. Descartado.

Segunda hipótese: pane elétrica. O problema é que o alarme estava funcionando, então havia corrente. Descartado.

Já não havia mais o que eu fazer na moto. Liguei pro Contini (dono da concessionária Dafra de Goiânia) e fui pro meu exame de moto-taxi, deixando a Julieta encostada no posto. Depois de não conseguir fazer o exame e ficar ainda mais chateado desci de ônibus até a concessionária. Chegando lá, conseguiram um carro pra ir buscar a Next. Trouxemos e o Fernando, que é o chefe da oficina passou o diagnóstico eletrônico nela.

Resultado: a culpa é minha, que comprei umas setas pela internet e mandei instalar na Next. Como as setas são de LED, foi necessário usar resistores, e algum dos resistores está causando sobrecarga elétrica e queimando o fusível principal da moto. Ainda não desliguei as setas, elas estão lá. Vou ficar observando pra ver se o fusível queima de novo!

Assim que resolver esse problema das setas, posto fotos por aqui. Estou comprando também manoplas e retrovisores de SP.

Abs,

Daniel Costa

22 comentários:

  1. Nossa que susto, a minha esta com 2991km só de alegria. Num to querendo nem por alarme para não ter problemas elétricos, também não gosto de trocar as lampadas convencionais por essas de led. Muito bacana o blog, estou sempre acompanhando.
    Raul; Rio Branco, Acre. (NEXT BRANCA)

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  2. Obrigado por acompanhar Raul! Eu sou encucado com esse negócio de mexer na moto. Gosto de tentar por ela no meu gosto. Já encomendei um eliminador de rabeta, um par de retrovisores e um par de manoplas. Mas esses são mais tranquilos porque não mexem na elétrica... Mas mesmo assim, vou insistir com as setas, ficaram muito bonitas na moto! Vou ter é que achar um bom eletricista, que faça pra mim um resistor pra seta de LED ficar na mesma corrente da seta antiga! Ah, a minha já tem alarme e um farol mais potente, com luz super branca, o que pode ter influenciado na sobrecarga também...

    Abs,

    Daniel Costa

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  3. E ai Daniel, eu tb fico sempre olhando o blog e tb faço parte do grupo da next 250 no face, ainda estou em duvida se compro mesmo a next moro em Poa RS e ate agora so vi 2 aki onde moro, a duvida mesmo é se pego a fazer ou a next pq como tood mundo diz a dafra é foda no pós-vendas, mas to com receio de arriscar pelo fato de ser a minha primeira moto.

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  4. Fala Luan!

    A moto é excelente mesmo. Já o pós-venda é deficiente sim, mas não é em todos os lugares. Aqui em Goiânia, a concessionária atende agente muito bem. Quando minha moto deu pau, mandaram uma camionete lá pra buscar ela e talz. Trocaram também o fusível e passaram a moto no computador pra verificar o problema e não me cobraram nada. Tá certo que o dono da concessionária é amigo nosso, mas independente disso, o serviço deles é excelente. Não conheço aí em Poa, mas dá um pulo na concessionária e fica de olho como são as coisas lá! Eu não troco minha Next numa Fazer. Mas essa é apenas minha opnião, e baseada no que eu tenho por aqui. Você deve avaliar bem sua situação aí pra fazer a melhor escolha!

    Abs,

    Daniel Costa

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  5. Só um detalhezinho que esqueci. Quando falarem mal pra você da Dafra, lembre que a Next não é da Dafra, e sim da SYM, só que lá fora ela recebe o nome de T2. Lembrando também que a SYM é a mesma montadora da Citycom, e uma das maiores montadoras de motos do mundo. Agora o pós-venda esse sim é da Dafra.

    Abs,

    Daniel Costa

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  6. sim sim eu sei de tudo sobre a next e a historia da SYM mas o problema é o pessoal daqui sabe, e eu ja fiquei meio chateado pq queriam 10.350 e do nada foi para 11.250,00 ai eu falei poxa tava num preço e subiu tanto ai baixo pra 10.900,00 ai eu imagino se pra vender ja estao nesse caó imagina no Pós-venda ou no preço da mão de obra e equipamentos.

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  7. É Luan, aí já nem sei, não conheço as concessionária de Poa... Aqui em Goiânia acho que ela ta por R$10.500. Ainda assim é bem abaixo da Fazer R$12.500 e da CB300 R$13.800. Mas tem sim que levar tudo em consideração. Tenta conversar com os caras que tem Next aí, eles podem te dar um norte. Se a concessionária Dafra daí não é legal, talvez seja o caso de olhar uma outra moto mesmo...

    Abs,

    Daniel Costa

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  8. Estou aqui sempre de olho também, quero ver os resultado.. em dezembro compro a minha.

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  9. Bom Dia,
    Daniel,
    eu vejo muito pouca moto da Dafra aki em Poa
    eu vi 2 vezes uma next branca e vermelha so que nao tive oportunidade de falar com nenhum, e as outras motos raramente eu vejo alguém
    aki onde eu moro no meu bairro tem um cara q passa de apache to cuidando ele ja faz tempo kkkkkk mas ainda tb nao tive oportunidade e sabe como ja falei primeira moto receio e talz e falei com a CC baxaram para 10.950 c/doc e capacete.

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  10. olá Daniel.
    adiquiri uma next a uma semana, moro em Betim/mg, gostaria de saber como você utilizou sua moto no periodo do amaciamento (nos primeiros 1000km), no manual fala para nao ultrapassar os 5 mil giros, você seguiu o manual a risca ou pilotou normalmente.
    até mais
    Alan

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    1. Bom dia Alan!

      Obrigado pelo contato! Alan, é muito importante manter o giro mais baixo durante esse período. Cara, pra mim foi muito difícil, mas eu tive que me segurar... Não sei se te explicaram o porque disso. As fábricas estão tentando cortar os gastos ao máximo, então o problema é o seguinte: o motor vem da SYM já pronto, só que sem óleo. A Dafra monta o motor aqui, coloca o óleo e só liga o motor pra ver se funciona. Antigamente se fazia um teste mais completo, e trocava-se o óleo denovo. Como o que vem na moto ainda é o primeiro óleo do motor, ele é cheio de impurezar, pequenos resíduos da fabricação do motor. O negócio é que esses resíduos que ficam no óleo podem arranhar a camisa do motor. Então o interessante é manter até 6000 giros, segurar a mão aí durante os 1000 primeiros km. É difícil, mas é importante! Espero ter ajudado!

      Abs,
      Daniel Costa

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  11. Daniel, minha moto ta com 130 Km somente rodado. Achei muito ruim o retrovisor de minha moto. Fica tremulando muito espelho e as imagens então fica muito ruim para ver. Sua moto é assim tambem quando estava com o retrovisor original?

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  12. Bom dia Fabricio!

    Obrigado pelo contato! Quando estava com o retrovisor original tremia um pouco sim, mas nada que atrapalhasse demais. Provavelmente sua moto está com uma vibração anormal. Leve na concessionária e peça pra que eles dêem uma olhada, pode ser que alguma coisa não esteja bem lubrificada no motor, ou que a queima não esteja acontecendo como deveria, tudo isso gera vibração anormal, dentre outras coisas!

    Abs,
    Daniel Costa

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  13. Ola Daniel,
    Primeiro parabens pelo blog, é fantastic a a quantidade de detalhes postados.

    Gostaria de um a indicação sea quanto a concessionária, estou pesquisando muito e a next 250 me chamou muito a atenção. Como não tenho experiencia com moto (minha primeira) e sou novo na cidade de Goiania, gostaria muito de saber o de compra-la poor um preço bacana.

    Obrigado

    Paulo Lima

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    1. Fala Paulo!

      Obrigado por entrar em contato. Aqui em Goiânia quem vende Dafra é só a C&D Avant. Ela tem 2 lojas, uma na Av. Rio Verde (próximo ao Buriti Shopping) e uma em Campinas (próximo a Praça A). EU vou quase todo sábado nessa loja de Campinas, sou muito amigo do pessoal de lá. Minha recomendação é que você vá lá, dê uma olhada na moto, converse com outras pessoas que tem a moto, etc. Se você tiver carteira já, faça um test-drive (eles tem lá a moto para isso). Nesse próximo sábado não vou estar lá porque vou precisar viajar, mas no outro vou lá pela manhã. Se você quiser dar um pulo lá pra bater um papo!

      Abs,
      Daniel Costa

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  14. eu tenho led nas minhas e nunca deu problemas, pq será? os led são da mesma voltagem do pisca normal

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    1. Fala Rodrigo!

      Então, quando eu comprei minhas setas de LED a mais de um ano, precisava do resistor, e desconfio que foi o resistor que deu a sobrecarga no fusível. Na verdade, o fusível também estava com problema, pq não mudei nada (continuei com as setas de LED) e troquei o fusível e nunca mais deu problema!

      Abs,
      Daniel Costa

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  15. Bom dia Daniel. Cara minha moto não ta ligando..
    Troquei a bateria a 2 meses, ela tem alarme, sqi com ela ontem e hoje a voltagem fica marcando entre 7 a 9.4 volts..não entendo nada..será q o alarme ta descarregando a bateria?fiquei um mês fora e a moto não ligava..tive q trocar a bateria..agora com 3 meses de uso..deu esse lance.. O que acha?0

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    1. Bom dia Everton!

      Deve ter alguma coisa roubando carga da sua bateria. Ou então colocaram um bateria ruim na sua moto, ou nem mesmo trocaram, só deram uma carga. Você conferiu pra ver se a que está na moto é nova mesmo? Se tem certeza, minha dica é levar numa oficina que mexe com a parte elétrica. Pede pra eles medirem se tem algo roubando carga da moto... Um dos que pode estar roubando carga pode ser o alarme.

      Abs,
      Daniel Costa

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  16. Bom dia Daniel. Cara minha moto não ta ligando..
    Troquei a bateria a 2 meses, ela tem alarme, sqi com ela ontem e hoje a voltagem fica marcando entre 7 a 9.4 volts..não entendo nada..será q o alarme ta descarregando a bateria?fiquei um mês fora e a moto não ligava..tive q trocar a bateria..agora com 3 meses de uso..deu esse lance.. O que acha?0

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  17. Emerson Mascarenhas5 de junho de 2014 às 17:19

    Caros Amigos me chamo Emerson e recentemente a minha moto não segurava aceleração e pra ligar só acelerando na mão..kkkkkk. desligava sempre em baixa rotação ou em neutro...fiquei desesperado...não era vela..me pediram pra levar na loja dafra pra verem se não era problema na injeção eletrônica...me desesperei..uma vez naquela loja..aff..2 dias pra pegar a moto e com certeza me cobrariam uma fortuna....Mas eu recorri ao apoio da internet e depois de muito navegar..encontrei um post que me ajudou pra caramba...é o seguinte: Nossa moto quando alternamos de gasolina aditivada e comum ela reconhece e desprograma sozinha...(Uma dica não variem a gasolina)...então é preciso fazer um RESET na moto kkkkk só isso e tudo resolvido. Vou descrever como fazer. Anotem...Desligue a moto -tire a chave - desligue o corta corrente - coloque a chave(Não ligue) - ligue o corta corrente - puxe o acelerador todo e segure - ainda puxado vire a chave pra ligado- continue por 10 segundos - desligue na chave - e finalize soltando o acelerador. (Depois é só ligar a moto e aproveitar! Divulguem!!!!

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