Olá Daniel tudo bem? estou acompanhando seu blog com atenção e gostaria de sua opnião se não o incomodar.
Gosto muito de motos, nunca dirigi, nem tenho carta. Minha família é muito conservadora em relação a isto sabe. Porém esses dias cheguei com a ideia e com a coragem de dizer aos meus pais que queria tirar carta de moto (pois ja tenho de carro). Eles não ficaram bravos nem nada, mas sempre colocam um fator em frente a tudo: Moto é perigosa
Daniel, eu me considero uma pessoa muito responsável e cuidadosa, alias, é minha vida em risco. Não tenho medo de andar de moto e sinto vontade. Mas o que me diz sobre segurança em relação a motos? Você a prefere para o dia a dia ou só para viajens e tals? Por que no meu caso eu usaria todos os dias, e inclusive viajens. Poderia me dar sua opnião? (percebo que deve ser um bom motociclista, então nada melhor).
Eric
_________________________________________________________________________________
Olá Eric!
Que bom que você postou e entrou em contato. A sua dúvida é a dúvida de muitas pessoas que querem começar no mundo das motos. E eu digo mundo, porque realmente é outro mundo. Antes de tirar a carteira de moto, eu dirigi carro por 10 anos. E isso é muito importante. Falo isso porque agente pega as manhas dos carros, aprende a observar o que as pessoas vão fazer, e começa a prever alguns movimentos. Eu tirei a minha habilitação em moto recentemente também, tenho só 2 anos de habilitação de moto.
Minha família é parecida com a sua. Quando eu morava com meus pais e fui tirar a primeira habilitação não quiseram deixar eu tirar a de moto. Mesmo motivo: moto é perigoso. Eu moro hoje na cidade com mais motos proporcionalmente por habitante: Goiânia. Com a frota grande de motos, aumenta também o perigo. Então o primeiro fator que você tem que ver é a quantidade de motos na sua cidade. Quanto menos moto tiver, menos perigo. Tem que ver também sobre o histórico da cidade: o pessoal costuma respeitar moto? Aqui ninguém respeita.
Eu ando de moto todos os dias, e ainda faço viagens curtas com minha moto, assim como você quer. Uma coisa que eu aprendi: a direção da moto é ativa. No carro, é defensiva. Não dá pra dirigir moto do jeito que dirije carro. Tem que ficar esperto com tudo e com todos. É cachorro atravessando na frente, outros motociclistas fazendo "cagadas", carro te fechando, etc.
Poxa, só coisa ruim né? Nada disso. A sensação de dirigir uma moto é inigualável. Eu coloquei um outro post falando sobre isso. Eu era piloto de avião, e hoje a sensação mais próxima que tenho de pilotar um avião é em cima da moto. Fora o trânsito... Eu tenho carro também, mas quando estou no carro fico pensando: cadê minha moto?! Me apaixonei, e hoje, acho que não vivo sem...
Bom, espero ter ajudado e esclarecido sua dúvida! Qualquer coisa entre em contato!
Um forte abraço,
Daniel Costa
Existem 'n' fatores que implicam no perigo de ter uma moto, por ser um veículo de 2 rodas, é mais fácil derrapar/escorregar numa poça de óleo ou de água, buracos na rua, em qualquer batida com carro o motociclista SEMPRE leva a pior (por "ser o próprio parachoque")... enfim, mas o principal fator é o próprio condutor, se a pessoa não for responsável, querer se exibir, empinar, correr acima da velocidade permitida, ficar cortando/fechando os carros, não usar equipamentos de segurança (capacete, jaqueta, luvas...), beber antes de pilotar, etc. o futuro é certo: mais um para estatistica!!
ResponderExcluirEric, o que vc tem q ter em mente quando sobe em uma moto/carro, seja ela qual for, é que vc não esta em cima de um briquedo, e que suas ações com ela envolve não só a sua vida mais de todas as pessoas por onde vc passa.
Ando de moto, uns 40km/dia, diariamente em São Paulo-Capital há mais de 5 anos e nunca me envolvi em acidente, é uma verdadeira aventura gostosa e perigosa de certa forma, mas a gente diminiu consideravelmente os riscos se pilotarmos defensivamente.
Tem um ditado que sempre penso quando quero "correr": É melhor perder um minuto da sua vida, do que a sua vida em um minuto!
Se vc se considera responsável o bastante para pilotar com segurança e respeito pelo próximo, seja bem vindo ao nosso mundo!
Obs: as moto escolas não ensinam quase nada sobre como pilotar nas ruas, então mesmo com carta, treine bastante em ruas não movimentadas, antecipe os movimentos dos carros, nunca fique no 'ponto cego' dos motoristas e use sempre o capacete!!!
Boa sorte!
Att,
Kazuoh~!