quinta-feira, 14 de março de 2013

Dicas para viajar de moto


ANTES DE PEGAR ESTRADA

- Concentração

Devido à menor proteção que uma moto traz, é necessária extrema concentração para conduzi-la. “Evite pilotar se sentir cansaço, sonolência ou estiver sob efeito de medicamentos que possam causar algum efeito colateral”, explica Renato Matsuda, instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito. Lembre-se de que a mínima desatenção pode resultar em uma queda. Obviamente, “não é recomendado sair para uma balada e beber antes de viajar”, acrescenta Horta, do Cesvi.

- Estudar o destino e condições de tempo

Para evitar imprevistos, é sempre bom traçar o roteiro da viagem, reunindo informações sobre as condições do pavimento, o clima e se existem postos para alimentação e abastecimento no caminho. “É necessário também que o motociclista faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento”, segundo Matsuda. O roteiro também deve estar ligado ao tipo de moto utilizada; uma esportiva pode ter problemas em trecho com lama, por exemplo.

- Cuidados mecânicos

Alguns itens básicos como pneus, nível de óleo do motor, nível de fluído de freios e nível da água do radiador podem ser checados pelo próprio usuário, seguindo instruções do manual do proprietário. “É recomendada uma inspeção visual prévia e, caso note alguma anomalia o ideal é levar a moto a um mecânico especializado, o que dará mais segurança para a sua viagem”, explica Edson Esteves, professor do curso de engenharia mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“Porém, se o veículo já não é novo ou seminovo, o ideal é levar diretamente ao especialista, para que faça uma verificação mais profunda”, acrescenta Esteves.

- Equipamentos de proteção

Além do tradicional capacete, que deve ter o prazo de validade sempre checado, outros equipamentos auxiliam a segurança do motociclista. “O capacete deve ser ajustado de maneira a não ficar frouxo e a viseira precisa estar limpa e sem riscos; deve-se andar com ela sempre fechada. Calças, jaquetas, luvas e botas também são indicadas”, explica Matsuda.

Apesar de a legislação brasileira só prever o uso obrigatório de capacetes, itens especiais para a proteção são vendidos em lojas para motociclistas. A capinha de chuva também é sempre bem-vinda. Roupas de cores mais vibrantes fazem o motociclista ser visto mais facilmente na estrada, ajudando a prevenir acidentes.

- Linha de pipa

Com a chegada das férias escolares, é possível notar o aumento de pipas nos céus e muitas com linhas de cerol. “Existem acessórios como as antenas de proteção, além de vestimentas que procuram anular o efeito da linha de pipa”, explica Horta.

Estas antenas são encontradas em lojas especializadas e custam de R$ 20 a R$ 70. Já os protetores de pescoço partem de R$ 50.

- Ajeitando a bagagem

Pode-se levar a bagagem da viagem em mochilas, fixadas no bagageiro ou dentro de malas específicas, presentes em algumas motocicletas. O ideal é não exagerar no peso – checar manual do proprietário sobre a carga máxima – e deixar os objetos bem fixos. É recomendado embalar o conteúdo da bagagem com sacos plásticos, para evitar que molhem com a chuva. O mesmo deve ser feito com documentos pessoais e os da moto.

- Calibragem e estado dos pneus

Se em um carro a calibragem dos pneus já é importante, na moto ela é ainda mais imprescindível. “A calibragem errada dos pneus pode significar a perda de aderência ao solo”, explica Horta.

Ela pode influir na estabilidade da moto e diminuir seu poder de frenagem. “Se o pneu estiver muito murcho, pode até escapar da roda”, alerta o especialista em segurança veicular. “Um pneu careca também pode causar acidentes”, acrescenta o especialista em segurança.

- Kit de 'sobrevivência'

Caso necessite fazer algum reparo básico ou ajuste, como esticar a corrente, é bom ter em mãos um kit de ferramentas, com uma providencial lanterna, e até algumas peças pequenas, como fusíveis. “É importante levar ferramentas, fita isolante e chaves, assim o próprio motociclista pode consertar a moto, se tiver um pouco de conhecimento”, explica Esteves. “Câmara de ar, lâmpada de farol e da lanterna traseira também podem ser úteis”, completa Matsuda.

NA ESTRADA

- Acostamento

Segundo a Polícia Militar, “o uso do acostamento é exclusivo para emergências, que podem ser do carro, do motorista ou de algum ocupante”. Também é permitido parar no acostamento para ajudar alguém. Mas parar nessa faixa sem necessidade, além de gerar multa, pode resultar em acidente.

Se houver motivo para usar o acostamento, o polícia aconselha o motociclista a ligar o pisca-alerta da moto. “Caso o acostamento seja a única solução, o ideal e parar e sair da moto, indo para fora da estrada”, orienta Horta.

- Chuva e neblina

Em condições de chuva, além da menor visibilidade, a aderência com o solo diminui e é possível ocorrer a aquaplanagem – momento no qual o pneu perde contato com o solo devido a camada de água.

“Em curvas, evite inclinar demasiadamente a moto e tome cuidado com as poças, pois podem esconder buracos e bueiros”, diz Matsuda. Caso a chuva esteja muito forte, o ideal é parar o veículo em local seguro; o mesmo vale para neblina forte.

“Mantenha uma distância de segurança e não confie na luz de freio do veículo da frente. Ela pode estar queimada”, explica o instrutor. Em caso de neblina, nunca usar o farol alto, pois este fará diminuir sua visão; o ideal é utilizar o farol baixo ou de neblina, se a moto tiver. Com piso molhado, também vale cuidado extra com as faixas da pista, que podem ficar mais escorregadias.

- Ultrapassagens

Como a moto possui uma aceleração, em sua maior parte, mais rápida que a dos carros, é necessário cuidado extra nos momentos de ultrapassagens para o motociclista ser notado. “Em alguns casos, o motorista simplesmente não vê o motociclista. Às vezes por estar em ponto cego ou simplesmente pela velocidade em que a moto está”, explica Horta. “Andar no corredor em alta velocidade pode ser muito perigoso”, acrescenta o analista do Cesvi.

Ficar colado na traseira de caminhões, como se vê em estradas também não é seguro, pois, se o caminhão frear, a moto pode não ter espaço suficiente para parar. Além de disso, essa posição deixa o motociclista com o campo de visão reduzido. “Para fazer ultrapassagens, sempre se deve utilizar a faixa da esquerda”, alerta o instrutor Matsuda.

- Pneu furado

Como as motos não têm estepe, a não ser algumas Vespinhas raras, um pneu furado não é uma notícia muito boa. “Uma solução pode ser usar reparadores de pneus para poder levar a moto até uma borracharia”, explica Esteves, da FEI. Caso não tenha em mãos este item, vendido em lojas especializadas, e não tenha como chamar socorro, é possível rodar alguns quilômetros com o pneu furado, desde que seja o da roda traseira da moto.

Para fazer isso, você tem de direcionar a maior parte do peso de seu corpo para o eixo dianteiro da moto. Isso vai fazer que o ar escape menos do pneu. “Mas só é recomendado em situações extremas”, observa Esteves.

- Faça-se ser visto

É importante sempre manter o farol de lanterna ligado, assim os outros motoristas enxergarão o motociclista mais facilmente.

Evite rodar em pontos-cegos de outros veículos e, vale reforçar, procure optar por roupas com cores vivas
Link da notícia original: Viajar de Moto

6 comentários:

  1. Olá Daniel, to querendo comprar uma Next, o que você me diz a respeito dessa motocicleta, e como anda o atendimento da Dafra? em relação a peças, atendimento... a revenda mais perto de onde moro, da uns 130km, por isso fico meio receoso.
    Grato.

    Att.: Fabiano Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fabiano! Tudo bem?

      Cara, eu sou meio suspeito pra falar porque gosto muito da moto. E essa característica você vai encontrar em quem tem a moto: quem tem fala bem, que não tem fala mal, e quem um dia já andou quer comprar uma. Então vai a minha primeira dica, faça um test drive na moto pra te ajudar a decidir. Não sei de qual região você é, mas a concessionária aqui de Goiânia é ótima.

      Outra coisa, só tive um problema com a moto, mas foi culpa minha. Quando troquei as setas para LED deu uma sobrecarga elétrica e queimou o fusível central da moto, daí apagou tudo. Mas levei lá na concessionária, trocaram o fusível e nunca mais deu problema. Fora isso, só troca de óleo, filtro e pastilha de freio.

      Uma outra dica, entre no facebook, ache lá as comunidades da Next e converse com alguém da sua região. Veja se o atendimento da concessionária é bom e se estão tendo algum tipo de problema com a moto!

      Abs,
      Daniel Costa

      Excluir
  2. Oi meu querido,

    Gosto muito dessa moto e estou afim de trocar minha factor por ela.
    Quero saber como esta se saindo sua motoca e com quantos rodados vc ja esta. Ando acompanhando seu blog deis do começo do ano ;) acho mto intereçante, as revistas dizem mto bem sobre a next.
    Abraços
    Linda moto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo!

      Minha moto está muito boa, não tive nem um problema com a moto desde que comprei, com a exceção de uma situação onde queimou um fusível, mas porque eu troquei as setas da moto. A Julieta já está com 6700km. Eu ando pouco com ela, mais indo e voltando do serviço mesmo, e meu serviço é perto de casa. Vou dar a você a sugestão que dou a todos que me perguntam da moto. Vá numa concessionária e peça pra fazer o test-drive na moto. Depois disso você vai ter uma noção real do que é a moto. Não se deixe levar pelos comentários do pessoal aí não, já que você tem a oportunidade de experimentar a moto!

      Abs,
      Daniel Costa

      Excluir
  3. Fala Daniel tudo bom? Ano passado logo quando a Next apareceu eu andei em uma. Estranhei a posição das pedaleiras e tals mas isso é normal pra quem anda de Factor 125 cc né kkk. Não acelerei muito e estou muito disposto a comprar uma. Trabalho longe, rodo cerca de 150km por dia e rodei 33000km com a minha 125 guerreira sem dar nenhum problema sequer. Acredito que a Next, mantendo as revisões em dia, não arregaçando o motor pra andar na velocidade máxima e todos os cuidados necessários ela vai durar bastante. A sua Julieta ta fazendo quantos km/L??? Grande Abraço e continue com o Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Joe!

      Minha Next ta com 7 mil km agora, sem nenhum problema até agora. Ela esta fazendo cerca de 26 km/L dependendo muito da tocada que eu coloco na moto! Espero que você compre e possa aproveitar bastante a moto!

      Abs,
      Daniel Costa

      Excluir