Nos últimos dias tenho escutado bastante barulho nas comunidades do facebook e em alguns canais de mídia sobre a Dafra lançar no Salão Duas Rodas deste ano a parceria com a Locin, apresentando a 650 como parte do portfólio. Segue abaixo a foto da máquina:
Algumas considerações sobre a moto
A Locin é uma empresa bastante conhecida na Ásia, e é a fabricante do motor da GS650 da BMW. Só por este fato, mesmo não conhecendo a empresa, já temos que respeitar, afinal, não é qualquer empresa que monta motores para a BMW. Outro detalhe é que o conjunto de freios traseios é da Buell, divisão esportiva da Harley-Davison. Deixando de lado nosso olhar preconceituoso de que as coisas que vem da China não tem qualidade, acho que essa moto aí pode dar uma chacoalhada no mercado brasileiro. Não vejo que ela vem pra competir com Honda CB600 Hornet, Yamaha XJ6 e Suzuki Bandit 650 no segmento das Nakeds em torno dos 600cc. Isso porque o motor dela é monocilindrico (lembrando que veio da BMW GS650). Esse fato a deixa mais perto da Yamaha MT03, que usava o motor da XT600, também monocilíndrico. Na minha visão essa característica é muito boa para motos do tipo Trail (assim como a GS650 e a XT600/660), isso porque motores monocilindricos tem o curso do pistão mais alongado, o que dá a moto muita força. Eu já gosto de motos com o motor 4 cilindros para esta faixa de 600cc, como é o caso da Hornet, XJ6 e Bandit, onde o curso do pistão é mais curto, dando uma característica mais de velocidade do que de força. Um fator menos importante é o som do motor. Pra mim o som de um 4 cilíndros na faixa dos 600cc é o mais bonito ronco de um motor. Não sei quanto a vocês, mas eu curto isso. Sons de motores monocilíndricos não chegam nem perto dos de 4 cilindros. Falo isso por experiência própria, minha Next é monocilíndrica e com escape esportivo!
Algumas considerações sobre a notícia
Acho até plausível que seja verdade, já que a Dafra já monta as motos da BMW no Brasil.Conclusão
Acredito que vai ser uma boa para a Dafra trazer essa moto pro Brasil desde que o preço dela seja bem abaixo das concorrentes, ou seja, algo em torno de R$ 18-22 mil, o que talvez não seja possível pela qualidade da moto. O problema é que o brasileiro ainda é muito desconfiado da Dafra e de produtos chineses, e não é do dia pra noite que essa desconfiança vai ser desfeita. Eu pessoalmente não compraria a moto por se tratar de uma monocilindrica. Agora se essa moto fosse 4 cilindros, e com tudo que ela tem, com certeza!
Abs,
Daniel Costa
Boas amigo, tenho procurando acompanhar seu blog, me deu uma boa luz sobre essa moto que pra mim eh a mais linda na categoria, so nao irei comprar uma por estar me mudando da cidade para meio interior, de apertamento para casa com quintal, rua ainda de terra...imagina colocar a next, zero bala, no meio da lama... entao estou olhando para a lander e a tenere, que achei um pouco cara. O amigo por acaso conhece alguma dessas motos? Ahonda xre 300 nem cogitei pois eh muito visada, nao me sentiria tranquilo com ela pelo centro do RJ, passeios fins de semana. Eh isso parabens pelo blog e pela moto
ResponderExcluirFala PH, tranquilo?
ExcluirEntão, eu não compraria uma XRE300 também não, mas porque o motor é o mesmo da CB300, e se você olhar pela internet, vai ver o tanto de reclamação que tem. Fora que eu não acho ela bonita também não. Já a Lander e Teneré a diferença basica é quanta grana você tem, já que as motos tem o mesmo motor, e são da mesma marca. Se você tiver um pouco de grana a mais a Teneré na minha visão é mais bonita que a Lander, mas a vantagem dela é só essa. Agora se tiver mais apertado, vai na Lander mesmo. Se essas duas ainda forem caras pra você, aí acho que vai ter que ir para uma Honda Bros 150, ou alguma moto nesse estilo! Espero ter ajudado...
Abs,
Daniel Costa
Salve Daniel,
ResponderExcluirdê uma olhadinha nessa noticia http://arquivomoto.com.br/?p=12943
se nao me engano a fonte é do autoesporte/globo.com
abs
jhonf Barbosa
Jhonf,
ExcluirNão funcionou o link... Não consegui acessar!
Abs,
Daniel Costa
Eu não sei se compraria uma Locim assim de cara. Demorei 2 anos pra encarar a Citycom por medo da Dafra. Segundo, concordo com vc, uma Naked monocilindrica é meio como picolé de chuchu.
ResponderExcluirEntão,
ExcluirLendo sua resposta, eu pensei em algo aqui pra complementar o que tinha escrito. Eu não compraria porque para mim a moto tem que servir para uso diário e pra passeios curtos/médios. Se a moto fosse só pra uso urbano, acho que ela me serviria bem. Pense no caso da MT03. Ela é uma das melhores motos já feitas até hoje para uso urbano, porque tem uma arrancada muito forte (motor da XT), tem o entre eixos curto (alta manobrabilidade) e é relativamente econômica (se comparada as motos de 4 cilindros). Então, pra quem quer moto só pra uso urbano, essa aí pode ser uma boa opção!
Abs,
Daniel Costa
Bom mesmo seria se tivesse uma 4 cilindros 250/300. Iria realizar o meu sonho e o de muita gente que adora a trilha sonora dos 4 cilindros, hehe. Essa moto até que é bonita, mas pelo que li não vem pra cá não, vai ser vendida só por lá mesmo.
ResponderExcluirFala Rubens, tudo tranquilo?!
ExcluirSobre a Loncin, tenho um fonte segura ligada a Dafra que disse que já andou nessa moto aqui no Brasil. Pra isso ter acontecido é porque pelo menos interesse da Dafra tem. Já venho a muito tempo escutando boatos de Next 400 e Next 600. A Next 400 parece que já está em teste na SYM em Taiwan, ela usa o motor da Maxsym que é um scooter da própria SYM e quem tem grandes chances de desmbarcar por aqui no Salão 2 rodas no fim do ano! A Next 600 seria na verdade essa moto aí. Mas, só vamos ficar sabendo no Salão né?! Bom foi a Suzuki que já antecipou os lançamentos...
Abs,
Daniel Costa
a dafra tinha que lançar uma de 4 cilindro ja ta pra lançar uma scooter que nao e meu estilo e acredito que nao seja do estilo de quem sonha com uma 600cc.
ResponderExcluir